sábado, 18 de dezembro de 2010

Pilares da Contabilidade

Em contabilidade, temos três categorias para evidenciar as regras fundamentais que regem a ciência contábil: Os Postulados, Os Princípios e as Convenções. Os Postulados são chamados de Pilares da Contabilidade, pois sem um deles, não haveria contabilidade aplicada. São eles:

a)      Entidade à  O Postulado da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade. Por conseqüência dessa acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

b)      Continuidade à Esse postulado é baseado no pressuposto de que a empresa ou entidade é algo em andamento, em continuidade, que funcionará por prazo indeterminado. Uma empresa em processo de extinção (descontinuidade) ou liquidação, será contabilizada por outras regras, pois a continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimentos dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

Prof. Ms. Ernesto José da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário